Saibam que o chuveiro elétrico é o grande democratizador do uso da água quente para uma população que dificilmente teria acesso a aquecedores a gás ou solar. Por sinal, pela existência do chuveiro elétrico e usinas hidroelétreicas, o Brasil é uma das poucas sociedades de nosso planeta que permitiram o banho quente a toda sua população de baixa renda.
Efetivamente a energia originada em usinas hidroelétricas é energia solar em forma elétrica. A água só chega ao rio que enche a represa, se o sol evaporar a água dos oceanos, o vento ( outro sub-produto da energia solar ) empurrar esta umidade ao continente e esta, ao se transformar em nuvem, desaguar seu conteúdo nas nascentes dos rios.
Resumindo, o chuveiro elétrico é um componente de aquecimento que tem lógica energética e social. Ele não tem contra indicação a não ser a de sobrecarregar o sistema elétrico devido ao horário concentrado (das 18 às 21 horas) em que estes equipamentos são ligados e o custo elevado que a energia elétrica tem, pelo menos aqui no Mato Grosso do Sul pagamos um absurdo pela energia utilizada.
Pesquisando na através da internet encontrei a Sociedade do Sol, que é a ong que desenvolveu o Aquecedor Solar de Baixo Custo(ASBC), destinado a aquecer de 200 a 1000 litros de água para substituir parcialmente a energia elétrica consumida pelos brasileiros, no site da Sociedade do Sol você encontrará mais informações sobre o desenvolvimento e as pesquisas da aréa e também encontrará todos os manuais de como fazer o seu próprio ASBC.
Abraço e até a próxima, se gostou inscreva-se para receber por e-mail os posts do TudoNew e curta a nossa página no Facebook, você encontra ao lado direito do site onde fazer isso, Obrigado.
Veja também um mini tutorial em vídeo:
fonte: Sociedade do Sol
Nenhum comentário:
Postar um comentário